Seguidores

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Delicadeza




Como se define a delicadeza? Para alguns é uma palavra mágica difícil de ser encontrada nos tempos atuais. Para outros, como uma flor no meio do campo, uma coisa singela, uma doçura de gesto ou de expressão. No Aurélio, delicadeza é uma palavra que traduz finura, maciez, suavidade, sensibilidade, escrúpulo, atitude ou comportamento cortês. Aliás, tudo que esperamos encontrar no outro, não é mesmo? Mas , às vezes, esquecemos de praticar, e com isso, está se tornando um sentimento cada vez mais escasso.

Há dias que estamos tristes, pensamentos sufocados, afastados da alegria da massa, querendo um colinho para se aquietar, alguém que afague nossos cabelos, que massageie nossos ombros, um sorriso sincero, uma palavrinha mágica... assim como "bom dia"," oi, tudo bem?", ou outra qualquer que faça você se sentir viva, sabe? Aqueles dias que são meros dias, nada maravilhoso acontece, e, ninguém parece que conhece essa palavrinha mágica!

Houve um tempo na minha vida que, realmente, não pensava muito nela, a vida ia passando, muitos encontros, muitos encantos, nem prestava atenção se me davam bom-dia ou mau-dia, se havia flores pelas estradas ou nos vasos do quintal, se a chuva era à noite ou se o sol não surgiu. Não me preocupava com a simplicidade da natureza nem com a opulência da sobrevivência, só ia vivendo ou navegando, porque como diz o poeta "navegar é preciso, viver não é preciso".

Hoje, necessito de ver a flor na estrada mais do que no vaso, de ganhar um bom-dia, de ouvir a chuva à noite ou de dia, de sentir o sol queimando meu rosto,( com protetor solar é claro!), de receber delicados elogios de pessoas delicadas. Afinal, eu também quero possuir essa delicadeza,
pois é dando que se recebe.

E por falar nisso, é bom lembrar as palavras de Spurgeon:
"Você será lembrado por aquilo que fez de bem aos outros. Portanto, não se preocupe em gravar suas palavras no mármore, e sim nos corações."



2 comentários:

Helena Carvalho disse...

Nossos corações estão bordados com lindas mensagens de amor que ao longo da vida vêm recebendo. São enfeites para nossos dias. Carinhos em nossas almas. Assim vamos aprendendo a ser gentis. Obrigada por me dar delicadeza.

piedadevieira disse...

Gentileza gera gentileza, já dizia um grande homem. Obrigada por suas palavras delicadas.