Seguidores

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A generosidade



A generosidade é uma virtude. É a qualidade de quem é generoso, de quem perdoa, de quem é nobre e leal. É a virtude de quem acrescenta algo para o próximo.Segundo o dicionário, é um substantivo feminino, vindo do latim generositas e significa bondade, liberalidade, ação de quem gosta de dar.

Generosas são as pessoas que sentem prazer em dividir com o outro sem nada receber em troca. O homem generoso coloca seus interesses no mesmo plano do seu próximo. Enquanto que o contrário disso tudo é a ganância.

A generosidade deveria ser um dos pilares da governabilidade de uma sociedade, porque estamos assistindo à ganância e à famosa" Lei do Gerson" se destacarem nos dias atuais. Cada um querendo levar vantagens em tudo e nem ai para o outro. Em alguns casos, essse sentimento desperta dúvidas, um estranhamento em nós ou até um mal-entendido, é quando vemos muito sentimentalismo ou estrelismo, e que a sabedoria popular costuma dizer muito bem: quando o santo vê muita esmola até desconfia.

Encontramos na Bíblia muitos casos de generosidade sincera, sem nenhum interesse, como o caso do menino que deu seu alimento, apenas cinco pães e dois peixinhos, para alimentar toda aquela multidão com fome. Como disse Jesus, é pelos frutos que se conhece a árvore. Também um provérbio árabe diz que Deus julga a árvore pelos frutos, não pelas raizes.

Khalil Gibran, o mais oriental de todos os escritores, escreveu que " a generosidade não está em dar-me aquilo de que preciso mais do que tu, mas em dar-me aquilo de que precisas mais do que eu." E acrescentando o que disse o apóstolo Paulo: "Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria."

A propósito, de uma história sufi: Conta-se que um padeiro desejava muito conhecer o mestre Uways, e este foi um dia a sua padaria disfarçado de mendigo. Começou a comer um pão e o padeiro o espancou e o atirou na rua.

Um discípulo que chegava disse:

- Louco! Não vê que expulsou o mestre que tanto queria conhecer?

Arrependido, o padeiro perguntou-lhe o que podia fazer para ser perdoado. Uways pediu que o convidasse e também seus amigos para comer.

O padeiro então os levou até um excelente restaurante e pediu os pratos mais caros.

Uways, no meio do almoço, disse para os discípulos:

- Assim distinguimos o homem bom do mau. Este homem é capaz de gastar dez moedas de ouro num banquete porque sou importante, mas é incapaz de dar um pão para alimentar um mendigo com fome.

Para refletir: " Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz." Madre Teresa de Calcutá, um exemplo de generosidade.




2 comentários:

Andréa Amaral disse...

Nossa, nunca li sobre a generosidade sendo reportada desta forma. Me fez refletir sobre isso. Ser generoso é dar o que eu preciso ao outro...nem sei o que dizer. Acho que me julgava generosa mas não sou. Preciso descobrir este sentimento e a ação da generosidade dentro de mim. Magnífico texto.

piedadevieira disse...

Que bom ouvir você!
Beijos