Seguidores

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Fazem parte do nosso jardim



Uma história sufi:
Nádia passou o outono inteiro semeando e preparando seu jardim. As flores se abriram na primavera e Nadia reparou alguns dentes-de-leão, que não havia plantado.
Nadia arrancou-os, mas o pólen já estava espalhado, e outros tornaram a crescer. Procurando um veneno que atingisse apenas a erva, foi informado que poderia matar as outras flores.
Desesperado, pediu ajuda a um jardineiro.
- É igual ao casamento, junto com coisas boas, terminam sempre vindo algumas poucas inconveniências.
- O que faço?
- Nada. Mesmo sendo flores que você não planejou ter, fazem parte do jardim.

Essa história me faz lembrar da parábola do trigo e do joio contada por Jesus.
Um homem semeou a boa semente no seu campo, mas dormindo veio o inimigo e semeou o joio no meio do trigo.
Quando a erva cresceu e frutificou apareceu também o joio. Seus servos disseram-lhe: " Senhor, não semeaste tu no campo a boa semente? Por que tem, então, joio?"
Ele respondeu que um inimigo fez aquilo, mas os servos insistiram que deveriam arrancá-lo.
O dono do campo porém disse-lhes: "Não, para que ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até a ceifa, aí direi aos ceifeiros: colhei primeiro o joio e atai-o em molhos para queimar, mas o trigo, ajuntai-o no meu celeiro."
...........
O que é joio? Uma planta herbácea semelhante ao trigo no período da folhagem, mas diferente ao dar flores e frutos. Na espiga do trigo, os grãos são alourados, enquanto os do joio são embaçados.
Quanto ao dente-de-leão, é tida como uma erva daninha, uma planta invasora de hortas e jardins e que se desfaz ao toque do vento por ser muito sensível.
A mensagem é clara em ambas histórias: um elemento estranho se infiltrou no campo da boa semente. Só o percebemos quando o mal já está visível e temos que saber conviver com ele até o momento da ceifa, sem admirá-lo, sem aplaudi-lo e muito menos imitá-lo. Temos de conviver, muitas vezes, com pessoas falsas e sinceras, justas e injustas, sensíveis insensíveis, é inevitável. Sementes daninhas podem contaminar e arruinar nossa vida, nossos relacionamentos. No entanto, devemos aprender com o jardineiro e o dono do campo a cultivar o dom da sabedoria.
....
Para refletir:
"Obstáculos são aquilo que você enxerga quando tira os olhos de seus objetivos."



Um comentário:

Andréa Amaral disse...

Ainda bem que você é o trigo do jardim.Obrigada por mais este momento de reflexão. Muitas vezes a minha impaciência em querer solucionar certos problemas, faz com que eu deseje arrancar o joio antes do tempo, que na verdade, é Deus quem determina.