Seguidores

domingo, 31 de janeiro de 2010

Pura magia



Descobri que tenho uma verdadeira paixão por contos de fada e histórias orientais. E, sei de onde vem tudo isso.




Na minha infância, gostava muito de ler essas histórias e de ouvi-las também, assim como aqueles causos contados pelos nossos pais e vizinhos, sentados nas cadeiras colocadas na calçada em frente das nossas casas. Ali, ficávamos ouvindo tudinho, com olhos arregalados, porque muitos eram assombrosos demais, pareciam reais, confesso que até tinha medo. Mas ficava fascinada querendo sempre ouvi-los no dia seguinte. Tornaram-se parte do meu arquivo e passei a contá-los, mais tarde, para os meus amigos da escola e depois para meus filhos.



Quando não tinha livro para ler, eram os almanaques que me encantavam. Distribuidos pelas farmácias, havia o Almanaque do Biotônico. Era fininho, tipo revista infantil, mas trazia muitas historinhas, adivinhações e receitas. Até a capa eu gostava! Que alegria era passar na farmácia e pegar um no balcão! Já, o Almanaque do Tico-Tico era diferente, mais grosso, mais recheado de novidades, mas esse eu não podia comprar, lia na casa da amiga Iza.



Então, quando eu vejo, hoje, esses personagens de filmes como A princesa e o sapo, os mangás das histórias em quadrinhos, agora apreciados pela minha netinha, sinto vontade de vestir a fantasia e entrar na história como se fosse a minha. Esse mundo mágico me atrai.



Fico pensando por que o mundo em que vivemos é tão diferente, tão real! Aí, me lembro de que nesses contos também existem lobos maus e bandidos. Só que são poucos e morrem no final da história. Os que vencem sempre são os mocinhos, os príncipes e as princesas. Essa é a diferença: aqui, há mais lobo mau e nós somos os vencidos. Que pena!
Acho que me mudarei para o Oriente. A vida, do lado de cá, está muito real, sem o fantástico que tanto me atrai. Buscarei a pura magia das histórias de Ali Babá, mesmo com os quarenta ladrões (que é um número bem pequeno diante do nosso), o mundo sonhado por Mahatma Gandhi, o idealismo de Luther King e o caminho e a verdade de Jesus Cristo.
Serei muito feliz, com certeza...

Nenhum comentário: