Seguidores

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

LIBERDADE, ONDE ANDAS?





















Li nos jornais, há um mês atrás, precisamente no dia 14 de julho, sobre a festa da Bastilha na França. Lembrei-me da famosa frase da revolução:" Igualdade, Liberdade e Fraternidade", não me importa a ordem. O fato é que imagens de reis, rainhas, castelos, casebres, campos e prisões desfilaram na minha mente , mexeram com minhas emoções. Rapidamente apaguei-as. Afinal, já aconteceu há tanto tempo! O que tem a ver com o tempo de agora?
Outra vez, dias depois, uma notícia despertou a história que parecia esquecida no meu arquivo sobrecarregado e cansado. Era o aniversário de 91 anos de Nelson Mandela, símbolo real na luta pela liberdade da África do Sul, o fim do apartheid, que quer dizer vida separada. Ao lutar por essa liberdade, por estranhezas do destino, tornou-se um prisioneiro. A revolução, agora, era de negros que lutavam pelos mesmos direitos de igualdade, liberdade e fraternidade entre os irmãos. Ironias do destino. O herói Mandela, depois de anos na prisão, veio a ser o presidente de todos. Suas palavras são pérolas que cintilam em nossos ideais ainda hoje.
Liberdade, igualdade e fraternidade, três palavras que rimam e se entrelaçam, não consigo vê-las separadas. Não consigo ver um país que não convive com elas. Não consigo viver entre pessoas que não fazem uso delas. No entanto, a liberdade ainda que tardia não está vingando nesse país. A festa da liberdade, o sonho da igualdade não estão acontecendo no meio do povo, nas ruas e nas calçadas.
Novamente, ao abrir os jornais, procuro por notícias dela ou dos homens que dizem, por aí, estão trazendo liberdade para nosso país. O homens que dizem estar preocupados ou ocupados com a justiça, a honra e o progresso. Mas, o que estamos lendo e vendo é o aumento da desigualdade e da pobreza. Cresce o número da criminalidade e da corrupção. As doenças surgem com estalar dos dedos. E eles não estão nem aí para nossa opinião ou nossas súplicas.
Onde está a tão sonhada liberdade de cada brasileiro ver seu país justo e igual na fila de um hospital ou na escola de seu filho?
Onde está a liberdade na hora de prestar contas dos serviços públicos do povo para o povo, e do cumprimento das leis para todos?
Os mesmos sonhos que sonharam os franceses ou os africanos, nós também sonhamos. E cadê?
E para onde foram essa tal de liberdade, de igualdade e fraternidade?... não importa a ordem.

Um comentário:

Andréa Amaral disse...

Minha amiga, parece que a liberdade anda de mãos dadas com a corrupção e com zombaria com que os bandidos de colarinho branco tratam o povo, sempre nos tirando por ignorantes. Não vê a última: Batalha da tv Globo com a Record? Difícil saber quem rouba mais, quem se favorece mais da ingenuidade do povão e qual delas nos tem por mais idiotas. E o pior é que sabemos que a gastronomia no nosso país é tipicamente italiana- tudo vira pizza.Infelizmente.
Escreve mais. Seus textos são muito reflexivos. Sou sua fã.