Seguidores

domingo, 23 de agosto de 2009

Eu fico...tu ficas...nós ficamos...esperando a banda passar.



E a história se repete...
Ouvimos essa frase, há muitos anos atrás, de um príncipe:...diga ao povo que fico. O príncipe ficou, (afinal era para o bem geral e a felicidade da nação) se casou, teve filhos, mas continuou tudo como estava nessa terra de riquezas varonis. A história acabou, quem quiser que conte outra.
Essa frase ecoou, por muito tempo em nossos ouvidos, como um dia de vitória para o povo sofrido, enganado, roubado, explorado, como se fosse a sua tábua de salvação. Será?
Aprendemos que sim, pelas linhas da História contadas para nós nos bancos escolares.Lendo e acreditando nesse dia que ficou, caminhamos com a história esperando por um herói de verdade saído das entranhas do povo brasileiro, moldado com nosso barro pelas mãos calejadas de algum oleiro do norte ou do sul desse país e que nos libertaria desse engano imoral. Engano, sim, pois somos enganados todos os dias. Somos enganados com promessas, palavras e beijinhos antes das eleições. Depois, com atos e atitudes vergonhosas. Somos roubados com taxas e impostos (imposto e desviado, sabe-se lá para onde!). Somos envergonhados com baixarias, corrupções e extorsões e ninguém nada vê e nem sabe. Enfim, estamos vivendo uma decepção só, uma falta de vergonha, de ética e de decência como nunca vistos nessa nação.
Estamos lendo histórias de fada na vida real com castelos exuberantes, bruxos e lobo mau. Os príncipes, quando não são narigudos que nem Pinóquio, não passam de sapos feios que se arrastam pelo paço com os bolsos e as panças cheias.
Enquanto isso, o povo sofrido continua o mesmo: sem educação, sem saúde, sem moradia, sem esperanças. E ainda ouvimos do sapo-mor que nunca na história desse país se viu coisa igual. Assim temos que dizer: Hare baba! Ninguém merece.
Chega de tantas mentiras, chega de tanta hipocrisia! Estamos indignados com tantas indecisões e decisões tomadas na calada da noite, sob os ruídos e chiados de ratos e camundongos, em prol apenas de alguns desses roedores.
Ah! nobre senador, agora vem o senhor com mais essa lorota nos lembrar, outra vez, dessa data! Aliás, essa frase lhe coube muito bem, vale a pena ver de novo, mas assim um pouco ajeitada: para a felicidade geral da banda podre dessa nação, diga ao povo que fico e daqui não sairei nem tão cedo. Muito feio o seu dia do fico! Fala sério, pelo menos uma vez!
Muito triste para nós brasileiros esse dia, porque vamos às urnas acreditando em homens de verdade, não em amebas, anuros ou roedores. Sou mais o chimpanzé Xico da novela.
Como disse o Cazuza: Brasil, mostra a tua cara...

Um comentário:

Andréa Amaral disse...

Amiga, vamos nos candidatar? Faremos muito mais pelo povo do que fizeram em todos estes séculos em que FICO é uma palavra de significado equivocado. A frase deveria ter sido: Diga ao povo que ROUBO.