Seguidores

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Por que não?

Faço minhas as palavras da psicanalista Rosa Reis publicadas num artigo intitulado: "Por que nos omitimos?" muito a calhar nesse momento de tragédia.
Ela inicia assim:
"Há muito tempo, diariamente, estamos sobrevivendo - algo bem diferente de viver.
(...)
De repente, como se acordássemos de um sonho, a realidade se impõe mais uma vez...
Só podemos falar em tragédia quando um fato acontece inesperadamente. Não podemos admitir como tragédia algo que vinha se anunciando. Por se anunciar, ela está nos dando a chance de evitá-la, clamando por ações.
Resta à sociedade chorar, culpar-se para aliviar a própria culpa, culpar e pedir indenização. Mas, o que vamos indenizar? Quanto vale os abraços que os filhos que ficaram órfãos deixaão de receber? Quanto vale o vazio deixado em uma família pela ausência de um filho que estava iniciando a vida ou uma carreira? Quanto vale uma vida interrompida abruptamente? E os sonhos não realizados? E as lembranças traumáticas? E a culpa que padecem os que sobreviveram?
O que constatamos é como estamos desamparados. A cada acidente, a cada falcatrua descoberta, aparecem pessoas que sabiam, relatórios que assinalavam, pessoas que se omitiam, ou que quiseram se beneficiar.
(...)
Estamos a todo momento experimentando a sensação de que algo muito ruim vai nos acontecer. Na verdade, tememos o que já aconteceu.
(...)
Elegemos líderes que não cumprem as promessas de campanha. Depois de eleitos, tornam-se privilegiados, recebendo mordomias, bons salários e aplausos, deixando de ver o cidadão que é submetido a todo tipo de desrespeito. Cidadão que luta para sobreviver...
Ao não investir e respeitar o cidadão, a nação perde sua grande chance, abrindo caminhos para sua própria destruição."
****
Rosa escreveu tudo que sinto na minha alma e tenho vontade de gritar para o mundo.
Tenho dito.

8 comentários:

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

SE TODOS NÓS GRITASSE-MOS NOS OUVIDOS DESSES POLÍTICOS SAFADOS E CORRUPTOS QUE O BRASIL ESTÁ CHEIO, TALVEZ OBRIGASSE-MOS ELES A FAZEREM O QUE PROMETEM NA CAMPANHA,MAS SEMPRE FICAMOS CALADOS ESPERANDO QUE UM DIA TUDO MELHORE!
QUERIDA ESPERO QUE TUDO ESTEJA SE AJEITANDO AÍ PARA VC QUALQUER COISA GRITA QUE EU ESCUTO DAQUI!! BEIJO

Lilá(s) disse...

É incrivél, um texto mesmo a propósito!!
Beijinhos e força amiga

Toninho disse...

Pois é Piedade, a vida que temos e a que sonhamos,uma distancia enorme.Não porque desejamos muito,mas por ver como as coisas se processam.Os valores jogados fora pelo ralo,a usura vagando solta pelas repartiçoes e organizações.Muitos poderiam fazer e nao fazem nada.Gritamos e espalhamos nosso grito pelos ares e muitos nao ouvem sequer nosso sussuro.Sua postagem é de profunda reflexão e carrega verdades que nem imaginamos.Vivemos repassando culpas e assumimos nossas culpas.Buscamos soluções onde julgamos ser o ponto certo e assustamos com a inercia,que toma conta geral.O que se lamenta hoje, é o mesmo que no ano passado e como um sopro,cai no esquecimento e assim estaremos em breve gritanto pela mesma situação.Creio que ainda veremos uma revolução no querer e numa junção de forças assistiremos esta tomada de prumo na dignidade e na condução.Tambem tenho o dito.E que Deus nos proteja sempre,pois a coisa não está nada linda.Meu abraço e bom ter voce de volta,com a paz aos poucos lhe encontrando.Dias de luz para voce.Bju.

orvalho do ceu disse...

Olá, querida Piedade
Ver (como telespectador) tudo o que vocês sofreram por aí é fácil... mesmo nos deixando muito tristes... o difícil é enfrentar de frente tudo de trágico que vocês vivenciaram... não será possível esquecer, tenho certeza...
Bjs de paz e o melhor fim de semana possível.

laurinhando por ai disse...

Piedade
Também entendo assim.
As situações se repetem...o que muda é só o espaço geográfico.
Me sinto muito impotente diante de todas estas falcatruas!!!Tô errada???Não sei...espero um dia descobrir.
Decepção é pouco...por isso não dou meu voto a ninguém!!
Bjos
Laurinha

Unknown disse...

São altas horas da manhã e ainda estão todos a dormir porque "me deu na gana" de gritar contigo.

O texto está muito bom e vale uma leitura calma.

"Remediar o que não tem remédio, remediado está."

Ditado popular

Anônimo disse...

Minha querida amiga...que pais é essse????

Nada significamos...somos só números pra se contar nas eleiçóes...

Tem selinhos pra vc...

Desejo que vc e sua familia estejam bem...apesar de....


bjos e fique com DEUS!

Zil

Carmo disse...

Olá Piedade,

Muito interessante este seu post. Concordo plenamente nós apenas sobrevivemos

Um abraço

Boa semana