Seguidores

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

a humildade


O mulá Nasrudin era a atração da feira principal da cidade. Quando se dirigia até ali para pedir esmolas, as pessoas costumavam lhe mostrar uma moeda grande e uma pequena. Nasrudin sempre escolhia a pequena.
Um senhor generoso, cansado de ver as pessoas rirem dele, disse-lhe:
- Sempre que lhe oferecerem duas moedas, escolha a maior. Assim terá mais dinheiro e não será considerado um idiota.
- O senhor tem razão, mas se eu sempre escolher a maior, as pessoas vão deixar de me oferecer dinheiro, para provar que sou mais idiota que elas. Dessa maneira, não poderei mais ganhar meu sustento. Não há nada de errado em se passar por tolo, se na verdade o que você está fazendo é inteligente.


Para refletir:


" Sempre receba aquele que o procura, e não corra atrás de quem o rejeita. Desta maneira, você estará criando um laço de harmonia com o seu semelhante. Quando vemos alguém muito ansioso para mostrar como é bom e compreensivo, precisamos testá-lo com severidade. Porque ele busca aplauso para seus gestos, e pode ter perdido completamente a humildade." do livro histórias sufis

"O tolo revela todo o seu pensamento, mas o sábio o guarda até o fim." Prov 29,11

8 comentários:

Marcos de Sousa disse...

Concordo completamente com a sua reflexão e adorei o post.

Estou lhe seguindo...

Beijos

Hana disse...

Eu adoro as história do Nasrudin, sempre um ensinamento ou algo a refletir e cômico tbém, amiga vc é demais!!
Vou convidar vc a conhecer meu blog Japão Cultura acho que vai gostar de saber um pouco mais sobre a Arte e História do Japão.
http://japao-cultura.blogspot.com/
com carinho
Hana

ValeriaC disse...

Querida faz bastante sentido estas palavras...
Tenha um lindo final de semana...beijos
Valéria

Andradarte disse...

Grande verdade...,sem mais comentários.....
Beijo

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

As palavras que encerram
lições verdadeiras são preciosas.
Ficam a ecoar em nossos pensamentos
e sobrevivem ao tempo.

Que a felicidade esteja sempre ao teu lado.

Lídia Borges disse...

Um mote muito interessante para reflectir.
Mas será que não é possível alguém ser bom e compreensível, sem sofrer desse mal de falta de humildade e sermos nós ofensivos pela severidade com que o testamos?
Deixo a questão.

Um beijo

Sandra disse...

BOM DIA!
É com muito carinho que venho lhe convidar para participar da Festa de Aniver da nossa Querida Amiga Chica, no blog. INTERAÇÃO DE AMIGOS.
Hoje vc também é o meu convido(a) Especial. Vou te espera lá. Venha comigo. Vamos cantar PARABÉNS PARA ESTA LINDA RIO GRANDENSE.
Carinhosamente
Sandra

http://sandrarandrade7.blogspot.com
Ou pegar o link aqui na Curiosa.
A festa vai ser muito linda.
Vamos???
VAMOS FESTEJAR!!!!

Franck disse...

MUito bom, já conhecia essa, mas é sempre relembrar e saber que gentilezas, delicadezas e humildade nunca é demais...
Bjs*