Seguidores

sexta-feira, 4 de junho de 2010

O grande obstáculo


Um momento para reflexão:
"Obstáculos são aquilo que você enxerga quando tira os olhos de seus objetivos."


Um grande sábio possuia três filhos jovens, inteligentes e consagrados à sabedoria. Certa manhã, o pai encontrou-os discutindo calorosamente sobre qual seria o obstáculo mais difícil de vencer no grande caminho da vida.


Prevendo consequências desagradáveis, o pai chamou-os e confiou-lhes uma curiosa tarefa.


Iriam os três ao palácio do rei conduzindo algumas dádivas que os honrariam com espírito de cordialidade e gentileza.


O primeiro filho seria portador de um rico vaso de argila. O segundo levaria uma corça rara e o terceiro transportaria um bolo prepardo pela família.


Os três aceitaram a missão, mas no meio do caminho começaram a discutir. O filho que levava o vaso não concordava com a maneira pela qual o irmão conduzia a corça, e este advertia o que levava o bolo dos perigos de um tropeço. Este, por sua vez, aconselhava o irmão que carregava o vaso valioso a cuidar que a peça não caísse.


O grupo seguia estrada afora com dificuldades, pois cada um permanecia atento às suas obrigações. Em dado momento, o irmão que conduzia o animalzinho se esqueceu da sua tarefa a fim de ajeitar a peça de argila do companheiro. Nisto, o vaso escorregou e se espatifou no cascalho poeirento. Com o choque, o dono do animal perdeu o controle e deixou escapar o animal, que fugiu para uma floresta próxima dali. O irmão que carregava o bolo avançou para ajudar e deixou escapar todo o conteúdo da bandeja.


Desapontados, irritados, os três rapazes voltaram para casa e apresentaram ao pai suas derrotas e queixas.


O sábio pai sorriu e explicou-lhes:


- Aproveitem os ensinamentos da estrada. Se cada um de vocês estivesse vigilante na sua tarefa, não teria colhido as sombras do fracasso. O mais intricado problema do mundo, meus filhos, é o de cada homem cuidar dos próprios negócios, sem intrometer-se nas atividades alheias. Enquanto cogitamos das responsabilidades que competem aos outros, as nossas viverão esquecidas.

Um comentário:

Valéria Gomes disse...

Uma salva de palmas para tão nobre ensinamento!!!
Muito bom!

Verdes beijos!!!