Seguidores

terça-feira, 25 de maio de 2010

A inveja

A inveja mata, costumamos dizer,matou Caim espiritualmente quando este, por inveja, assassinou seu irmão.
O que é afinal esse sentimento que corrói a alma humana? Quem nunca sentiu desejo de possuir algo que o outro tem de melhor, seja material ou espiritual? Quem nunca desejou ser tão feliz
quanto o seu amigo ou alcançar sucesso quanto o seu vizinho? Alguns sentem mais, outros menos, podemos até chamar de inveja santa, mas é inveja. Quem nunca sentiu inveja, que atire a primeira pedra.
Já ouvi pessoas reclamando que são alvo de invejosos, dizem até que desde o nascimento são invejadas. Pode isso? Pode, sim. Há sempre alguém cobiçando a sua roupa, seu cabelo, suas amizades, seu casamento ou seu trabalho. Se você tem um bom relacionamento com seu chefe, aí então que as coisas pioram. Um olhar malicioso, um sorriso falso, fofoquinhas,tudo para derrubar
o sujeito.É preciso ser muito firme, não se envolver e nem se abalar emocionalmente, porque senão o feitiço acaba funcionando. O pior é que o invejoso não sossega enquanto não destrói, enquanto não vê o coitado perdendo. Nesse caso, não é somente querer ter o que o outro tem, mas torcer para que não tenha, então é preciso derrubá-lo, tirá-lo do caminho. Isso acontece muito no trabalho, principalmente se você faz sucesso, as pessoas sentem prazer pela desgraça alheia.
Ja vivi um caso assim. Alguém, que se achava melhor, mais preparado do que eu, fez de tudo para tomar o meu lugar e me destruir emocionalmente. Usou de artimanhas, deboches, fez conchavos,criou aliados até conseguir seu propósito. Mas, não conseguiu me derrubar. Venci, porque minhas armas sempre foram a organização, o amor ao trabalho, a fé em Deus acima de tudo, e principalmente acreditar em mim, acreditar que venceria.
Como está escrito em Provérbios 14,30 : "O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos." Paulo escreveu nas suas cartas que a inveja é obra da carne, enquanto a mansidão e a paciência são obras do espírito. Venci porque preferi estas. O invejoso tornou-se um grande colaborador para minha perfeição. Como disse Gibran: "O silêncio dos invejosos é ruidoso demais."
Ainda há outros casos de pessoas que nutrem esse sentimento maldoso como se fossem os coitadinhos: "Não consigo isso", "não tenho nada", "ninguém me ama, ninguém me quer". São pessoas vítimas da sua própria inveja. O melhor é virar o jogo e fazer dessa doença um incentivo para crescer, para correr atrás do que é seu, sem precisar destruir o outro.
O conselho do Dalai-Lama é esse: "Abandone a inveja, desapegue-se do desejo de sobrepujar os outros. Em vez disso, tente fazer bem a eles." E com certeza conseguirá sucesso sem machucar a sua alma ou matar o seu espírito como fez Caim.
***********

Um comentário:

Valéria Gomes disse...

E ponto. Descreveu muito bem esse sentimento que arrastamos vida a fora, consciente ou inconscientemente.


Beijo grande no coração!!!