Seguidores

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Todos pela educação?


Hoje é o dia da Educação, e como professora há mais de 40 anos, não poderia deixar passar esta data em branco. Dizem que a melhor maneira de comemorar a data é trabalhar por ela. Foi o que fiz, durante toda a minha vida.
Queremos uma educação de qualidade, mas nem sempre nos esforçamos para tal. E o pior é que parece que já nos acostumamos com essa ideia, pois ela não vai tão bem assim. Ela é um ato global de toda a sociedade, não de apenas um cidadão. Educação não se faz somente na escola, mas em casa, na rua, na igreja, em qualquer lugar. O papel da escola é preparar para a sociedade, é transformar o cidadão para viver numa sociedade justa e mais organizada. Será que estamos preparando mesmo? Pois o que vemos é uma sociedade machista, violenta e corrupta, buscando sempre sua conveniência. Ainda não conseguimos alcançar essa Educação para todos e de qualidade, mas não podemos cruzar os braços, podemos denunciar, espalhar e anunciar.
"Por que nós, que fomos capazes de fazer indústrias e cidades e algumas façanhas mais como essa Brasília, não fomos e nem somos capazes de fazer essa coisa elementar: ensinar a todos a ler, escrever e contar?" Darcy Ribeiro

Nenhum comentário: