Seguidores

terça-feira, 31 de maio de 2011

A lenda do peixinho vermelho





No centro de um belíssimo jardim, havia um grande lago, adornado de ladrilhos azul-turquesa. Ali vivia toda uma comunidade de peixes que elegera um dos membros do grupo como rei, e levava uma existência de total serenidade e satisfação.

Havia um peixinho vermelho, porém, que era menosprezado por todos. Os outros peixes arrebatavam para si toda a comida, escolhiam os melhores lugares para descanso e deixavam para ele apenas as sobras.

Sem muito tempo para descanso e brincadeiras, voltou-se para os estudos. Depois de mapear todo o lago encontrou o escoadouro e resolveu conhecer outros mundos e peixes de outras comunidades.

Optou pela mudança...

Alcançou um grande rio e fez muitos conhecimentos.

Encontrou peixes de muitas famílias diferentes, que com ele simpatizaram, instruindo-o quanto às dificuldades da viagem e os melhores roteiros para prossegui-la.

Chegou até o oceano e ficou fascinado com o que viu: a água era salgada e as espécies animais totalmente diferentes.

Passou a viver nos corais, com peixinhos amigos e descobriu algo que o deixou preocupado: quando a grande seca chegasse os animais marinhos tinham a sua sobrevivência garantida, pois o mar não secaria. Mas, o que seria dos seus antigos companheiros do lago em que vivera tanto tempo na infância?

Não deveria salvá-los? O mais correto não seia informá-los da tal seca?

Desta forma, fez a longa viagem de volta até o lago.

Não encontrou, no entanto, as manifestações de surpresa e de alegria que esperava.

Tentou comunicar a todos o risco iminente, mas ninguém lhe deu ouvidos. Nem o rei, imerso em sua soberba, quis ouvi-lo. Então, o peixinho abandonou o lago novamente e voltou para o mar.

Depois de alguns anos, apareceu pavorosa e devastadora seca. O nível das águas desceu e o lago onde viviam os peixinhos preguiçosos tornou-se lama, desaparecendo a comunidade dos peixes.


*************

Esta é uma lenda egípcia que fala sobre a mudança e a resistência.

O que temos mudado em nossa vida? Ou a que temos resistido?

Para pensar...

6 comentários:

ValeriaC disse...

Maravilhosa esta lenda...realmente muitas pessoas são resistentes às mudanças que a vida traz para cada um de nós, sofrem por diversos tipos de medo de viver algo novo, o que é lamentável, pois a vida pede constantemente por mudanças, não necessariamente grandes, mas para que exercitemos nossa flexibilidade como seres humanos, pela nossa evolução como um todo.
Minha querida...doce tarde...beijinhos...
Valéria

Wanderley Elian Lima disse...

Mudar, requer muita coragem,mas nem todos têm. Ninguém quer trocar o certo pelo duvidoso, vivendo uma vida de mesmice.
Bjux

♫*Isa Mar disse...

Oi amiga, realmente temos que deixar de resistir as mudanças, tudo é movimento e temos que fazer a nossa parte
Ótimo conto para refletir
Beijos pra ti!

Lilá(s) disse...

Gosto de mudanças, assim há a esperança de algo melhor...
Bjs

Vieira Calado disse...

Lenda muito antiga, por certo!

Mas com ensinamentos genuínos,
como faziam os antigos!

Bjsss

Toninhobira disse...

Que bel mensagem de reflexão.As mudanças as vezes causam este descredito,por isso as vezes é melhor preparar para uma mudança,quando possivel.Muitas pessoas se perdem pelo medo de mudar.
Um abraço amiga.
Bju.