Seguidores

domingo, 18 de outubro de 2009

Todo dia ela faz tudo sempre igual.










Todo dia ela faz tudo sempre igual: levanta às seis horas da manhã, agora no horário de verão não sei como ficará, prepara o café para o maridão, rega as flores da janela, agradece a Deus pelo belo dia ( com chuva ou com sol), leva-o depois até o portão e despedem-se com um beijo com sabor de café.



Assim que ele sai, ela liga a tevê para assistir ao programa preferido e aproveita para fazer alongamentos. Não quer saber de compromissos, relatórios, planejamentos, provas, chefes, ordens...nada disso mais na sua vida, chega de hora marcada! Agora é tudo muito light, uma paradinha aqui outra ali, obrigações e corre-corre nunca mais! Hora marcada mesmo só com novelas. É novela da tarde, das seis, das sete e das oito, tornou-se uma noveleira sem igual. Chora por Serena, ri com o Chico, torce pela Helena. Eta vida boa, meu Deus!



Aí, vem o almoço, é hora de preparar a comidinha. Procura daqui e dali um cardápio apropriado para o dia, diferente, quer agradar... sair do arroz com feijão. Descasca legumes, prepara saladas, faz sucos coloridos, inventa e tenta... só a sobremesa que deixa para o fim de semana, é para não engordar. Ih, a pia está cheia de louças, "por que essa gente come tanto!", pensa ...mas não pára.

Coloca roupa na máquina, atende o telefone, alguém toca a campanhia, corre vai ver quem é - é a vizinha. Não se apressa... mas sente um cheiro estranho...de queimado...é o arroz... Já era.


Assim, Maria vai tocando em frente desde que resolveu pendurar as chuteiras no seu trabalho. Os pessimistas diziam que ela ia ficar depressiva sem ter o que fazer, sentiria muitas saudades. Os otimistas, que não teria tempo para nada, tantas seriam as novidades. Ela não quis nem saber, concordava com uns e sorria para outros.


O que, realmente,estava programado era sair pelas ruas sem lenço, mas com documentos, olhar as vitrines, comprar roupas novas, tomar sorvete, comer brownie, ir ao cinema, viajar por aí, conhecer gente nova, visitar parentes, sair às sextas-feiras para jantar fora, bater papo com amigas que não via há séculos, lembrar dos tempos bons da Faculdade e dos amigos ... e dos risos.


Mas não foi bem assim, Maria conheceu a rotina, companheira cretina que se aproximou de mansinho, sem fazer alardes. Chegou com ares de visita e foi se instalando na sua casa, na sua vida...


Pensando bem, acho que ela está feliz, já se acostumou com essa vidinha, é melhor não falar nada e deixar tudo como está. Ah, ia esquecendo... à noitinha, ela prepara o jantar, lava as louças novamente e vai feliz para o seu ninho de amor. Bom, aí eu não tenho esse direito de contar o que rola. Só sei que toda noite ela faz tudo quase sempre igual.





2 comentários:

Andréa Amaral disse...

Será que ela bebe aquele composto de guaraná em pó, marapuana e afins ....será que usa os travesseiros? Êta "muié" atarefada! Tem que ter muita energia depois da louça lavada. KKKK. Beijos.

piedadevieira disse...

Acho que sim... Adoro ouvir você.